PÓS GRADUAÇÃO EM ARQUEOLOGIA


Pós-graduação em Arqueologia - Aulas de Março - 2016 - Turma IV

Como dissemos em fevereiro, a última aula do curso de pós-graduação em arqueologia da Faculdade Redentor, que foi ministrado nas dependências do Instituto de Arqueologia Brasileira – IAB teve como proposta a aplicação do método psicodramático pelos estudantes. A técnica utilizada na oportunidade foi a de retramatização, cujo objetivo é contar uma trama e retramá-la, de modo a “contar uma nova versão” da história original a partir da ressignificação dada pelos novos atores sociais, gerando assim uma nova matriz para a trama.
Assim sendo os estudantes da Turma IV tiveram, como última tarefa, recontar psicodramaticamente o drama vivido pelos habitantes da fictícia cidade de Javé, a qual desapareceria em razão da construção próxima de uma usina hidrelétrica.
Tendo como objetivo maior verificar o grau de aprendizagem do método psicodramático na aplicação de ações socioeducativas voltadas para a preservação do patrimônio cultural brasileiro (principal objeto dos módulos de Educação Patrimonial), a professora Jandira Neto acompanhou as práticas de perto.
Todas as etapas do método– aquecimento inespecífico, aquecimento especifico, dramatização e compartilhamento - foram bem desenvolvidas por todos os grupos.  A perfeita demonstração da compreensão de todos, tanto do método quanto do propósito das atuações (tornarem-se multiplicadores do mesmo, impulsionando via afeto a proteção ao Patrimônio), se deu de maneira, antes de brilhante, embebida de muita alegria, que como fruto não poderia ser diferente e, portanto, absolutamente merecedora da nota 10!
Ao final, solicitados a darem seu feed-back para o curso de pós- graduação que se encerrou para esta turma, os depoimentos de satisfação demonstraram termos alcançado nosso objetivo, o de elevar cada um a mais um degrau em sua Educação.
E assim chegou ao final a 4ª versão do Curso.
Agradecemos a todos que confiaram em nossa instituição e se empenharam em sua própria formação. Desejamos sucesso e excelentes oportunidades para atuarem neste promissor mercado de trabalho.
Agradecemos à Faculdade Redentor pela preciosa parceria.
Agradecemos ao Professor Ondemar Dias pela coordenação acadêmica do curso e a todas as demais professoras e demais professores que, ao amarem o que fazem, dedicaram-se com afinco, ao longo de dois anos e meio, no compartilhamento de suas informações.
Agradecemos ao Professor Gênesis Torres pela coordenação administrativa junto à Faculdade Redentor.
Agradecemos ao Vanderlei, sua esposa Shyrlene e sua equipe pelos cuidados na alimentação de todos os participantes.
À Soly Neto pelo excelente atendimento a todos no tangente à logística, para um bom desempenho durante as aulas.
À Antonia Neto pela, sempre estimulante e generosa, divulgação.
Ao Rhuam Souza pela atuante presença na monitoria das aulas de campo.
À Jandira Neto pela administração global desta empreitada.
E por fim agradecemos a todos os demais envolvidos, funcionários ou não do IAB, em mais esta extraordinária realização.
Instituto de Arqueologia Brasileira – IAB


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Pós-graduação em Arqueologia - Aulas de Fevereiro 2016



E foram de Educação Patrimonial, com a Professora Jandira Neto, as aulas do mês de fevereiro de 2016 para os estudantes da Turma IV do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor, que é ministrado nas instalações do IAB. E a primeira tarefa foi cinema com direito à pipoca. O filme proposto, “Os Narradores de Javé”.
O filme, de Eliane Caffé, retrata a história de um povoado do Vale de Javé, situado no sertão baiano, que está prestes a ser inundado para a construção de uma potente usina hidrelétrica. Diante dessa situação terrível, a comunidade se reúne para discutir diversas formas de como resolver o problema. De acordo com os moradores, o ideal seria preparar um documento oficial, contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, justificando sua preservação, ou seja, convencer os envolvidos no projeto de desaparecimento do povoado que o lugarejo abriga um patrimônio que não pode ser perdido. Mas como na vila só tem analfabetos, a primeira tarefa seria encontrar alguém que conseguisse retratar os acontecimentos...
Após a sessão de cinema, aula expositiva sobre o modo como se constrói um procedimento científico em Educação Patrimonial - o Construto da Ciência.  Visão de Mundo. Paradigmas. As Teorias. Os Métodos e as Técnicas.
Discutidas essas informações, foi aplicada a Técnica Psicodramática da Retramatização cujo objetivo é contar uma trama e retramá-la, de modo a “contar uma nova versão” da história original a partir da resignificação dada pelos novos atores sociais – no caso, os estudantes - que dela se apropriam e a tomam como sua nova história. Seu novo patrimônio.
E o desfecho para a proposta da introjeção da importância da Educação Patrimonial para um Povo acontecerá no próximo mês, na última aula do curso. Acompanhe.




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Pós-graduação em Arqueologia - Aulas de Janeiro 2016


Arqueologia e Educação Patrimonial!
Esses foram os dois temas desenvolvidos nas aulas de janeiro pelos professores Ondemar Dias e Maria de Lourdes Horta para os alunos da Turma IV do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor que é ministrado no IAB.
O Professor Ondemar na aula anterior havia pedido à turma que apresentasse, em formato de seminário a arqueologia brasileira das regiões Nordeste, Sudeste e Sul e conhecimentos específicos sobre cerâmica tupiguarani e neobrasileira.
E sob o olhar atento e zeloso do professor eles foram um a um desenvolvendo seus conhecimentos.
No domingo, a Professora Maria de Lourdes propondo o tema “Heróis Escondidos – O potencial educativo dos bens culturais” caminhou com a turma para o despertamento da importância da educação patrimonial.
Com a pergunta fundamental “Para quê serve o Patrimônio, a nossa herança cultural?” ela buscou fazê-los entender o grau de importância na valorização do nosso patrimônio como pilar imprescindível no fortalecimento da nossa identidade e apontou para os “perigos” da absorção de grande carga de valores alheios aos nossos, possibilitando – se não estivermos atentos _ a discreta, no entanto constante erosão dos mesmos em favor de outras culturas de outros povos.
“Deformar uma cultura é uma maneira de abrir a porta para o enraizamento de novas necessidades e a criação de novos gostos e hábitos, sub-repticiamente instalados na alma dos povos com o resultado final de corrompê-los, isto é, de fazer com que reneguem a sua autenticidade, deixando de serem eles próprios”.
MILTON SANTOS “Da cultura à indústria cultural”, Ed. MAIS! Pág. 18. Edição Nacional, março, 19, 2000.

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Pós-graduação - Turma IV - Aulas de Dezembro

As aulas de dezembro de 2015 do curso de pós-graduação em arqueologia da Faculdade Redentor, que é ministrado nas instalações do IAB, versaram sobre Didática do Ensino Superior com o Professor Marcos Paulo M. Araújo, Mestre em História pela Universidade Federal do Amazonas e doutorando  em Ciências da Educação Universidad Nacional de Cuyo – Mzd.  Argentina.

Como o próprio nome da disciplina sugere, o professor buscou levar aos seus alunos a necessidade de compreender como olhar para seus possíveis discentes numa universidade. Sendo adultos, críticos, questionadores de teorias e estando constantemente avaliando o desempenho daqueles que se propõem a lhes “ensinar”, é de fundamental importância para uma boa relação mestre-aprendiz serem os mesmos reconhecidos como tal: adultos e capazes de se autodirigir.



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Turma IV - Aulas de Novembro

Responsável pelos estudos sobre os povos que habitavam o Brasil antes da chegada dos europeus a arqueologia brasileira pesquisa os registros físicos (artefatos), restos mortais e os ritos percebidos que os acompanham ou sua, singela, mas também extraordinária comunicação por meio de desenhos nas paredes das cavernas e fora delas _ as famosas pinturas rupestres. Mas não só. Grandes áreas ímpares identificadas pelo Professor Ondemar Dias no Acre conhecidas como geoglifos também ajudam a, através das inúmeras propostas de possibilidades, reconstruir sua história, suas incríveis tecnologias e sua evolução através dos tempos.
É a Pré-História Brasileira!
E foi assim, como personagem vivo da História da Arqueologia no Brasil, que começaram as aulas do Professor Ondemar Dias, 76, para os alunos do curso de pós-graduação em arqueologia da Faculdade Redentor, ministrada nas instalações do IAB, nos dias 21 e 22 de novembro. Ele descreveu como e onde surgiram os primeiros cursos de formação de pesquisadores e como foram as primeiras pesquisas e também lembrou que foi sem qualquer planejamento mais amplo que na primeira metade do século XX, ainda sem proteção legal e sem campo nitidamente definido, que a arqueologia _ indissoluvelmente ligada à Pré-História_ foi construída por pesquisadores isolados.  
Tendo participado por dez anos de pesquisas na Amazônia, pelo Pronapa (Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas) e pesquisado por tantos outros anos, em um total de 54, do Rio de Janeiro ao interior de Minas Gerais e, com sua equipe, investigado diversos aspectos e fases vivenciadas por esses povos, ele explanou aos seus dissentes muito das conclusões discutidas ao longo dos anos em Fóruns, Encontros, Conferências, Seminários e etc.
Enfim, foram dois dias em contato direto com um dos precursores da arqueologia no Brasil.
Foram assim as aulas de novembro. E é provável que eles tenham gostado.


Turma IV - Aulas de Outubro

A conservação e restauro da cerâmica arqueológica e demais materiais como louça, vidro e porcelana requerem uma série de procedimentos que devem ser rigorosamente seguidos para que se possam obter bons resultados.  Com este propósito foi que a Prof.ª Simone Mesquita, doutora em Arqueologia com especialização em restauro no Museu Nacional, pediu que cada aluno da Turma IV do Curso de Pós-graduação em Arqueologia _ da Faculdade Redentor, que é ministrado nas dependências do IAB _ trouxesse um vasilhame produzido com qualquer destes materiais. Após as peças trazidas pelos alunos serem quebradas ela foi ensinando, na prática, todas estas técnicas de grande importância para detalhes da sua identificação, quando os artefatos são encontrados durante as pesquisas de campo. Em meio ao processo, um convite até à reserva técnica do IAB para exemplificação. Foi assim no último sábado (24)
No domingo, o Prof. Luiz Octávio de Castro, mestre em Arqueologia Marinha e do Patrimônio Histórico da Marinha conversou com os alunos sobre os povos pré-colombianos.
Quando Colombo chegou à América, em 1492, encontrou o continente habitado há muito tempo por várias civilizações e povos. Estes povos apresentavam diferentes estágios de desenvolvimento cultural e material, classificados em: sociedades de coletores/caçadores e sociedades agrárias. Dentro desse segundo grupo, três culturas merecem maior destaque: os maias e os astecas, no México e América Central, e os incas na Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Alcançaram notáveis conhecimentos de astronomia e matemática, além de dominar técnicas complexas de construção, metalurgia e cerâmica. Não conheciam a roda e o cavalo, mas desenvolveram técnicas eficientes de agricultura. Enquanto o fim da cultura maia é até hoje um mistério, sabemos que os povos astecas e incas decaíram perante à conquista espanhola.
Durante todo o dia o Prof. Luiz Octávio de Castro trabalhou com os seguintes povos: Muaca Preta; Chavim; Tanios; Cnibcha; Patagones; Maia; Chimu; Inca;  Caral; Sr de Sipaw; Nasca; Olmeca; Urus; Asteca; Tolteca;Mapucwe; Mixteca; Cnan-cwaw; Zapoteca; Caraibas; Machu Piccwu;Viru; Wari; Mochica; Tianuanaku, iniciando o módulo que trata da Pré-História que será continuado nos próximos meses pelo Prof. Ondemar Dias.


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Turma IV - Aulas de Setembro


E os dias 19 e 20 de setembro foram de mais descobertas para a Turma IV do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor que é ministrado nas instalações do IAB.
No sábado, 19, o Professor Ondemar Dias, após mais uma aula teórica sobre cerâmica arqueológica, caminhou com os alunos pelas dependências da reserva técnica do IAB onde buscou, através da demonstração do imenso acervo e por isso com uma vasta variedade de exemplos, fazer um trabalho de fixação na memória de tudo que até então ele vinha trabalhando com a turma, dando um enfoque especial para identificação, em laboratório, dos diversos materiais utilizados pelos povos indígenas, do lítico às sementes. Assim foi finalizada mais essa etapa do curso.
Jandira Neto, durante um intervalo das aulas, propôs aos alunos um passeio pela exposição “Índios de Ontem e de Hoje” montada especialmente para o evento “9ª Primavera dos Museus” que foi promovida também no IAB, e que se iniciaria logo no primeiro dia útil da semana.
No domingo foi a vez do Professor de Pré-História Geral, Edmo Pereira, com o entusiasmo de quem ama o que faz, contagiar os alunos a continuarem com o foco na pré-história começando com as bases sobre as quais repousam os consensos para esse conceito e definição de suas diferenças em relação à Arqueologia, seus métodos e técnicas, finalizando com a discussão, entre outras, sobre os modelos de transição de sociedades caçadoras-coletoras-pescadoras para as que domesticaram as plantas tornando-se produtoras de alimentos e de estruturas sócio-políticas complexas. 



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IV Turma - Aulas de Agosto

Os alunos da Turma IV do curso de pós-graduação em arqueologia da Faculdade Redentor assistiram as aulas do mês de agosto diretamente do Laboratório Aberto de Arqueologia Urbana no bairro da Gamboa-Rio de Janeiro-RJ .
O Professor Ondemar Dias, com a maestria de sempre, conduziu seus dissentes pelas veredas do conhecimento desta vez conversando sobre cerâmica e sua importância arqueológica como um elemento novo da natureza humana, suas origens e vinculações culturais cujos estudos revelam Tradições a que pertenceram.
Mostrando como retirar informações através dos métodos e técnicas de produção como tipos de pastas, queimas formas e decorações e demonstrando toda a evolução das técnicas até a chamada cerâmica histórica, ele utilizou, entre outros, o material que “sobrava” no Laboratório uma vez que, atualmente, o IAB faz a curadoria de enormes quantidades de material retiradas do antigo cais do Valongo entre 2010 e 2011.


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IV Turma - Aulas de Julho


Nos dias 25 e 26 de e julho, o geólogo e arqueólogo Ulisses Penha, de Belo Horizonte, esteve na sede do IAB-Instituto de Arqueologia Brasileira, em Belford Roxo, onde ministrou um curso de curta duração para os atuais 28 alunos da quarta turma de pós-graduação desta instituição.
Para ser arqueólogo é preciso ter conhecimentos de natureza teórica e prática a respeito do passado dos nossos ancestrais. Para adquirir este conhecimento e tentar compreender como viviam as pessoas no passado, o arqueólogo estuda os vestígios deixados por eles no solo (enterrados ou não), como instrumentos feitos de pedra, madeira, ossos, metal ou conchas, carvões de fogueiras onde cozinharam ou se aqueceram do frio, pinturas feitas em paredes rochosas, cachimbos, adornos corporais de pedra, concha ou osso, cerâmicas (vasos, urnas funerárias), sepultamentos, restos de alimentos (ossos, milho, feijão, sementes, coquinhos), amontoados de conchas, pedras, restos de alimentos e esqueletos (os sambaquis), entre outras evidências.
No último curso do IAB, o assunto abordado foi o que se denomina indústrias líticas, que é o conjunto de vestígios humanos de pedra encontrados nos sítios arqueológicos, estudados de forma a entender como eles eram feitos. Os artefatos de pedra mais antigos conhecidos são africanos e têm idade superior a 2 milhões e quinhentos mil anos, tendo sido elaborados por espécies animais não humanas, porém que já caminhavam sobre duas pernas, como nós. No Brasil, os instrumentos de pedra mais recuados no tempo, e que foram encontrados associados a esqueletos humanos, foram datados em 11.500 anos de idade, em Minas Gerais, época em que nas áreas de vegetação aberta como o cerrado também existiam tatus-gigantes, bichos-preguiças gigantes e os tigres dente-de-sabre. Já os artefatos de pedra que ocorrem nas camadas mais profundas dos sambaquis do litoral brasileiro têm idade conhecida de 7.000 anos. Essas constatações, e outras estudadas pela Arqueologia, comprovam que o Brasil já era habitado há milhares de anos antes dos europeus aqui chegarem.
Os instrumentos de pedra eram usados para furar, caçar, raspar madeiras, bambus e ossos, desossar e descarnar animais, preparar instrumentos de fibra e de madeira, escavar o solo, fazer pinturas em paredões de pedra e nos próprios corpos (neste caso, tintas extraídas de certas pedras), fazer objetos para serem apreciados (“obras de arte” ou “de prestígio social”), por exemplo. Em função dos tipos destes instrumentos, e dos outros vestígios arqueológicos que ocorrem juntos a eles, é possível termos um entendimento, ainda que apenas aproximado, sobre os modos de vida dessas populações.
                                                                                                                  Por Ulisses Penha, professor do IAB

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IV Turma  - Aulas de Junho


E no Curso da Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor, que é administrado nas instalações do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB, a Professora Sheila Mendonça prosseguiu com o módulo sobre bioarqueologia para a IV Turma.
Segue o resumo das aulas por ela mesma, a Professora Sheila.
“As aulas versaram sobre o conceito de bioarqueologia e sua relação com a arqueologia; sobre a história de remanescentes de corpos humanos no Brasil até chegarmos aos estudos bioarqueológicos como são desenvolvidos hoje. A seguir passamos a discutir arqueologia funerária e a importância de conhecer mais a etnografia e etnologia para ter modelos interpretativos para a nossa arqueologia funerária.
Discutida a importância de abordar estrategicamente e planejadamente as estruturas funerárias, os alunos viram um filme demonstrando a escavação de um sepultamento sambaqui no Brasil. Finalmente foram demonstrados diferentes aspectos da análise de ossos e dentes humanos, de interesse para a bioarqueologia, com auxílio de imagens e material arqueológico disponível no laboratório”. 

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IV Turma - Aulas de Maio


Sábado 23 de maio os alunos do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor, que se desenvolve nas instalações do IAB, finalizaram a etapa de práticas de campo reorganizando o sítio-escola, (escavado durante as aulas) para o aprendizado da próxima turma. Ao final do processo o Professor Ondemar Dias reiterou as orientações e tirou as dúvidas. Em seguida as equipes trabalharam na finalização do relatório desta etapa sob a orientação dos monitores Jandira Neto e Rhuam Souza.
No domingo durante a aula de bioarqueologia foi a vez de a Drª Sheila Mendonça guiar os alunos nas principais questões a serem abordadas quando forem encontrados sítios com restos humanos na forma de evidências macroscópicas como corpos mumificados, ossos e dentes, ou na forma de evidências microscópicas a serem coletadas visando análise em laboratórios especializados.

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IV Turma - Aulas de Abril


Finalizadas as aulas de práticas de campo para os alunos da IV Turma do Curso de pós-graduação em arqueologia da Faculdade Redentor que estão inseridas no módulo “Planejamento e Teoria da Pesquisa Arqueológica” dentro da disciplina “Bases Teóricas e Metodológicas da Pesquisa Arqueológica” coordenada pelo professor Ondemar Dias e que são ministradas no campus do sítio-escola do Instituto de Arqueologia Brasileira.
Durante as práticas de escavação no sítio-escola os alunos foram orientados para estudos da localização por GPS para definição das coordenadas geográficas do sítio, a setorização para início das escavações, a estratigrafia e as técnicas para elaboração das plantas dos mesmos, seguidos do resgate e curadoria do material encontrado, o que os prepara para as próximas etapas do módulo:  “Coleta de Dados – Pesquisa de Campo” que se iniciará em maio próximo.

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Dia 28 de março de 2015 às 19:30h foi realizada a colação de grau da 2ª Turma de Pós-graduação Lato Sensu em Arqueologia Brasileira; o evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Belford Roxo. O Curso é uma iniciativa da Faculdade Redentor e do Instituto de Arqueologia Brasileira, realizado nas dependências do IAB.
A 2ª. Turma teve inicio no mês de novembro de 2012 e término em maio de 2014. Contou inicialmente com 32 alunos, chegando ao final com 20 alunos concluintes e 04 alunos em fase de conclusão, um aproveitamento significativo com apenas 25% de desistência, para um grupo bastante heterogêneo quanto as suas origens. Estiveram presentes alunos dos Estados do Mato Grosso do Sul; Paraná; Rio Grande do Sul; Minas Gerais; Bahia; Espirito Santo; Goiás; Rio de Janeiro (cidade do interior) e da Capital e Baixada Fluminense.
Os alunos de outros Estados foram acomodados durante 18 meses (360 aulas) nos alojamentos do IAB, com aulas uma vez por mês durante um sábado e domingo. Para todos os alunos foram oferecidos serviços de alimentação em suas dependências, com infraestrutura para tal. 
O aproveitamento pedagógico desta 2ª Turma foi muito bom, marcado sempre pela solidariedade, o companheirismo e a amizade, haja visto o espírito de interatividade entre os mesmos. Este fato vem refletindo no desenvolvimento pessoal e hoje já temos vários alunos inseridos no mercado de trabalho da arqueologia, fato que não seria possível sem uma equipe excelente de professores formada por mestres, doutores e pós-graduados especialistas.
O Instituto de Arqueologia Brasileira vem há mais de 50 anos dedicando-se à pesquisa científica por todo o Brasil. Neste tempo acumulou experiência e um dos maiores acervos pré-históricos e históricos da cultura brasileira.
O excelente espaço permitiu a construção de modelos de sítios arqueológicos e uma reserva técnica com laboratórios, tudo à disposição dos alunos para suas pesquisas. A Biblioteca do IAB é uma das mais completas em termos de bibliografia no campo da Arqueologia.
A Faculdade Redentor e o IAB acreditam nas grandes possibilidades de formar arqueólogos comprometidos com a arqueologia de excelência profissional.
                                                                                                            Por Gênesis P. Torres

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IV Turma - Aulas de Março

E no sítio-escola do Instituto de Arqueologia Brasileira o Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor segue com o módulo “Bases Teóricas e Metodológicas da Pesquisa Arqueológica” ministrado pelo Professor Ondemar Dias aos alunos da IV Turma, com o apoio dos arqueólogos Jandira Neto, Rhuam Souza, Cida Gomes e Sérgio Costa.
Tendo sido iniciadas na aula prática anterior as escavações dos primeiros dez centímetros, foram sendo orientados metodologicamente a aprofundar os cortes e à medida que surgiam materiais, as orientações dos procedimentos adequados para seu resgate e posteriores curadoria, identificação e documentação.
As aulas práticas contagiaram de entusiasmo a todos, promovendo naturalmente a integração da turma e levando-os à percepção clara de que a arqueologia é um vigoroso trabalho de equipe.
E assim encerra-se mais uma etapa onde todos aguardam ansiosos, sua continuação no próximo mês.

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IV Turma - Aulas de Fevereiro

Foi dada continuidade para os alunos da IV Turma do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor (ministrado nas instalações do IAB) o módulo de “Bases Teóricas e Metodológicas da Pesquisa Arqueológica”, o qual é coordenado pelo professor Ondemar Dias que, no sábado 28 de fevereiro, ofereceu as bases teóricas para as práticas de campo, aplicadas no domingo, 01 de março, orientando os alunos, com auxílio dos monitores arqueóloga(o)s Jandira Neto, Cida Gomes e Rhuam Carlos Alves, quanto aos estudos estratigráficos, setorização, técnicas de caminhamento e escavações arqueológicas, visando o resgate e o salvamento do material arqueológico. Também tomaram posse da capacidade de elaboração de plantas e adequado uso de GPS, importantíssimo para perfeita localização de sítios arqueológicos em qualquer tempo.

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IV Turma - Aulas de Janeiro 

O Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, desde sua criação, baseia-se em legislação específica para a gestão dos bens culturais tombados, representativos de diversos segmentos da cultura brasileira; e a aula ministrada no sábado, 24 de janeiro de 2015, no Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor que se realiza nas instalações do IAB, tratou da questão Legislação/Patrimônio por Regiane Gambim (arqueóloga do Iphan). Foram discutidas leis, decretos e portarias sobre os bens patrimoniais.
 A proteção constitucional infraconstitucional. Os crimes contra o patrimônio cultural e da competência do Estado para apurar. A relação organizações internacionais (UNESCO e OEA) e o patrimônio cultural. Quais são os Documentos Internacionais importantes e relativos à proteção do patrimônio cultural e material e imaterial. Direito à Cultura e Direitos Humanos.
No domingo, 25, o professor Ondemar Dias forneceu aos alunos (de origens e formações diferenciadas), uma visão dos diversos conjuntos de métodos arqueológicos, suas bases teóricas e seus meios técnicos de execução. Bases e métodos esses que continuarão sendo discutidos nas próximas aulas com as práticas de campo. 

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III Turma - Aulas de Janeiro


Nos dias 17 e 18 de janeiro de 2015 foram ministradas, pela professora Jandira Neto, aulas que trataram  das teorias e práticas em Educação Patrimonial, penúltimas do módulo de Divulgação Científica do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor, que é realizado nas instalações do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB.
A aula do dia dezessete foi dividida em dois momentos: O primeiro, uma explanação em que foram descritas  as bases teóricas dos métodos e técnicas que podem ser utilizado(a)s na realização dos trabalhos de educação patrimonial dentro da proposta da Arqueologia Pública; e o segundo momento  a  prática em si. 
Para tanto foi proposto à turma que, uma vez dividida em grupos, cada um desenvolvesse  um tema onde o  psicodrama pedagógico  ou qualquer outro método /técnica  abordado  na aula teórica, fosse utilizado no processo de criação.

E no dia dezoito então, valendo-se do grande acervo de oficinas da educação patrimonial exposições e espaços do IAB, cada grupo apresentou o fruto do seu trabalho; fruto esse germinado na compreensão de sua importância, notoriamente imbuída de forte carga de responsabilidade social e emocional.
Por tudo isso não se podia esperar nada menos que um resultado bastante satisfatório, por ter havido forte empenho e participação de todos na realização deste, que é um dos mais importantes momentos da pesquisa arqueológica – A Divulgação Científica através da Arqueologia Publica: o momento da conscientização por uma comunidade, da importância do seu patrimônio material ou imaterial, detectado na pesquisa e como, por que e para quê valorizá-lo.


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III Turma – Aulas de Dezembro


Conteúdo da disciplina: Foram abordados os seguintes assuntos em sala de aula

Repensar a prática docente: do senso comum ao pensamento filosófico. Uma perspectiva histórica da didática. As diferentes concepções acerca da didática. O papel da didática na formação do educador. As diferentes tendências pedagógicas no pensamento brasileiro, para além dos rótulos. A didática e a teoria e prática pedagógica. A construção do conhecimento e a articulação entre ensino, pesquisa e extensão na formação do educador. Currículo, planejamento e avaliação; por uma reflexão crítica e problematizada.


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IV Turma – Aulas de Dezembro


Conteúdo da disciplina: Foram abordados os seguintes assuntos em sala de aula: Geografia Americana e Fluminense

Identificar os principais elementos da Natureza do Continente Americano (clima, relevo, vegetação e hidrografia). Relacionar estes elementos naturais com o processo de ocupação do território. Analisar com detalhes a expressão desses elementos naturais na escala do território brasileiro e do Estado do Rio de Janeiro

Introdução a Geologia 

Noções de Geologia, abordada conceitualmente e de forma aplicável à Arqueologia Brasileira. Abordagem  conceitual. As Geociências desde Erastóstenes à A. Wegener; o surgimento da Estratigrafia na Revolução Industrial; a idade da Terra antes e após Darwim; Catastrofismo versus Uniformitarianismo. Principais ambientes geológicos, geologia e geomorfologia de alguns sítios arqueológicos brasileiros, as glaciações globais e seus reflexos na paleoclimatologia: estudo de casos na Amazônia Brasileira e em sambaquis. Aula prática com identificação de matérias-primas para a industria lítica. 


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IV Turma - Aulas de Novembro - Parte II

Vinte e dois e vinte e três de novembro foram dias de aulas da Pós-graduação em Arqueologia - Parte II para a IV Turma já que, especialmente este mês, foram dois finais de semana.  No curso da Faculdade Redentor ministrado nas instalações do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB, foram geridas, pelas professoras Jandira Neto e Cida Gomes, as disciplinas: “Metodologia Geral do Planejamento Orçamentário” e “Práticas Contratuais e Execução de Projetos Arqueológicos”. 
Veja mais em nosso site: www.arqueologia-iab.com.br  


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III Turma - Aulas de Novembro 2014


A professora Maria de Lourdes P. Horta foi a mestra que guiou os alunos da III Turma de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor neste fim-de-semana 08 e 09 de novembro, no IAB, pelos caminhos da “Memória e Patrimônio Arqueológico Brasileiro” enquanto o professor Gênesis Torres ofereceu “Ferramentas de Orientação da Pesquisa Monográfica” (disciplinas desenvolvidas dentro do Módulo de “Divulgação Científica).
Com participação ativa dos alunos foram discutidos temas como “Conceituação de Patrimônio e Cultura” e como se deu a “Construção do Patrimônio Nacional”; a Educação Patrimonial e a sua fundamental importância na relação com a Arqueologia. Trabalhando ainda sobre diversos outros temas ela finalizou as atividades do sábado com “O Patrimônio Arqueológico Atravessado por Tradições, Traumas, Linguagens e identidades”. 
No domingo foi discutido o estabelecimento de um plano de trabalho, fazendo a Tutoria com os alunos na elaboração dos seus pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa científica e a utilização de instrumentos, aplicando as regras oficiais acadêmicas para elaboração do trabalho científico.  


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IV Turma - Aulas de Novembro


As aulas do Curso da Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor que se realiza nas dependências do Instituto de Arqueologia Brasileira, teve desta vez, como orientador, o Professor Henrique Gaio que, ensinando Metodologia Científica se propôs a oferecer ferramentas metodológicas para a construção de pesquisas acadêmicas e projetos de pesquisa; os processos e as técnicas para elaboração do trabalho científico, diretrizes metodológicas para leitura, entre outros.

“Bom, eu detesto Metodologia Científica”, diz a aluna Taisa Ladeira, “pra mim é uma das piores matérias da graduação ou da pós, mas o Gaio é ótimo! A Aula foi dinâmica, produtiva e conseguiu a participação da turma toda, passando orientações importantes para os trabalhos e fazendo com que os colegas com mais experiência na área passassem informações para os iniciantes como eu...rsrsrsrs”

“As aulas foram boas, acredito que atingiram o proposto”, analisa Paulo Vinícius Bonfim.


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III Turma - Aulas de Outubro

Nas aulas deste mês (outubro), para a III Turma, ministradas pelo Professor Ondemar Dias, foram tratadas questões sobre a Pré-História Brasileira em especial as caracterizações do ambiente natural sob os aspectos homogêneos e heterogêneos. Muito sobre as principais tradições ceramistas do Brasil, suas diversas fases e ainda como se deu a dinâmica da ocupação humana no território brasileiro.
O Professor falou também sobre os primeiros estudos que tratam da pré-história brasileira e as diferentes formas de classificação dos grupos paleoindígenas.  Como se desenvolveu o Período Paleoíndio e as origens da agricultura. Como viviam as sociedades tribais na Amazônia e no litoral e como tudo mudou com a chegada dos europeus.
No domingo o assunto foi a Pré-história Fluminense com as diversas tradições e culturas dos povos indígenas que viveram nessa região, entre eles os sambaquianos e os horticultores. Tratou também dos aspectos socioeconômicos destas populações no litoral.

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Início das Aulas, IV Turma!


E no dia 27 de setembro de 2014 foram dados os primeiros passos na caminhada da IV Turma do Curso de Pós-graduação Lato sensu em Arqueologia da Faculdade Redentor, ministrado pelo corpo docente do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB e realizado em suas instalações na sede em Belford Roxo RJ.
            Após um bom café da manhã a turma foi conduzida à sala de aulas onde puderam conhecer um pouco da história do IAB e como ela foi construída sobre os pilares da Pesquisa, do Ensino e da Divulgação da Arqueologia Brasileira, bases essas,  que estruturam a sua Missão Institucional, desde sua fundação em 1961.
Conheceram Ondemar Dias, grande mestre e um dos primeiros arqueólogos do Brasil, hoje Coordenador Cientifico deste Curso.  E foi ele mesmo, o Professor Ondemar que, com absoluto interesse, os alunos ouviram falar sobre o momento em que vive a arqueologia no Brasil e o papel do IAB neste processo. Todos tiveram a oportunidade de compartilhar com ele suas  preocupações sobre o momento em que vive a arqueologia brasileira e em especial a  de contrato e o modo como ela vem sendo conduzida no país.
Na sequência a Professora Jandira Neto promoveu, por meio de uma dinâmica de grupo, a apresentação dos alunos, gerando momentos de descontração e impulsionando a imediata integração de todos.
Logo após todos foram convidados a conhecer as instalações do IAB, tendo como guias os professores Ondemar Dias, Jandira Neto, Gênesis Torres. Conheceram as áreas administrativas, os alojamentos de alunos e pesquisadores. Nos Laboratórios foram ciceroneados por sua coordenadora a arqueóloga Graziela Francisco, a biblioteca e a reserva técnica com seu extraordinário  acervo, resultado de 53 anos de pesquisa, foi um capitulo a parte na admiração dos alunos!  
Após o almoço a reunião com o Professor Gênesis Torres trouxe os informes pedagógicos e administrativos do curso.
E, para finalizar as atividades do sábado, a Professora Cida Gomes apresentou o Plano de Contingência do IAB a ser usado em situações de risco. Nesta palestra se destacou a questão da violência urbana no Rio de Janeiro e a necessidade das pessoas saberem como se proteger, em caso de situações que envolvam risco, dentro das instalações do IAB.
No domingo 28 os Professores Jandira Neto e Gênesis Torres, discutiram com a turma suas expectativas em relação à especialização, seus temas de pesquisa para construção do TCC. Para tanto, lhes foram apresentadas as Ferramentas de Orientação da Pesquisa Monográfica a serem utilizadas para a elaboração dos trabalhos de monografia ou artigos. A novidade desta vez foi a implementação da proposta de “decidir” o tema da Monografia no primeiro dia de aula. A medida foi muito bem recebida pela Turma a qual já começou a dar uma excelente resposta à proposta observada nas redes sociais. Foram discutidas também as formas de como será feito o acompanhamento dos processos de avaliação, e ainda as fontes bibliográficas organizadas dentro das cinco linhas de pesquisa propostas pelo planejamento pedagógico do curso.
A Faculdade Redentor e o Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB agradecem a confiança depositada, brindando à oportunidade de consolidar sua parceria de Ensino em mais esta oportunidade e desejam o máximo de aproveitamento nas 360 horas que mais uma vez irão  trilhar  juntos mais essa etapa de  crescimento cultural e profissional  de todos.
Sejam todos bem vindos! Sucesso!

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III Turma - Aulas de Setembro



E as aulas do curso de pós-graduação em arqueologia da Faculdade Redentor que se realiza nas instalações do IAB, neste último fim-de-semana foram ministradas pelo Professor Ondemar Dias e a Professora Simone Mesquita.
 O Professor Ondemar desenvolvendo o módulo de Coleta de Dados (pesquisa de campo), tratou sobre a caracterização do ambiente natural, as principais tradições ceramistas do Brasil, a dinâmica da ocupação no território brasileiro e muito mais. Por sua vez a Professora Simone com aulas teóricas e práticas falou dos principais conhecimentos relacionados às técnicas de restauro de artefatos arqueológicos, finalizando com a orientação de como elaborar um projeto de sala para reserva técnica.

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O Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor teve aulas ministradas aos alunos da III Turma pelo Professor Ondemar Dias que, com a alegria que lhe é peculiar para transmitir conhecimentos, tratou de maneira teórica e prática nos dias 16 e 17 de agosto, as diferentes técnicas e/ou metodologias para o trabalho de análise de variados tipos de cerâmica como a indígena, colonial e neobrasileira.
 Através dos artefatos disponibilizados para esse fim os alunos puderam praticar a identificação de tão diversificados materiais.
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No dia 19 de julho de 2014 os alunos da III Turma do Curso de Pós-graduação da Faculdade Redentor foram orientados pela Professora Sheila Mendonça em Noções de Evolução Humana e sua relação com a constituição física, a diversidade e a saúde do Homo Sapiens atual, onde foi dada ênfase ao eixo BIOLOGIA-CULTURA no processo de conformação da distribuição atual da espécie na terra. Foi considerada a diversidade humana moderna, principalmente no que se refere aos povos ameríndios e o esclarecimento do povoamento da América com suas questões adaptativas. Ainda foram discutidos os achados mais antigos de ossos humanos em sítios arqueológicos brasileiros e também alguns aspectos da genética já descobertos sobre estes grupos.
No dia seguinte, portanto 20 de julho, receberam preciosas informações, desta vez pelo Professor Ondemar Dias, sobre coleta de dados e análise de material cerâmico com suas diferentes técnicas e/ou metodologias, sob os diversos aspectos de suas variedades, tais como a cerâmica puramente indígena, a colonial e a neobrasileira.

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       Nos dias 07 e 08 de junho os alunos da III Turma do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor tiveram aulas de Pré-História Americana e Pré-História Geral, ministradas pelos professores Luiz Octávio e Edmo Pereira que trataram, entre outros, da caracterização do ambiente americano e suas transformações. As origens do homem americano através de teorias clássicas e atuais. Também em pauta o Período Paleoíndio e as origens da agricultura na América. Como se deu a evolução dos povos pré-colombianos e seus aspectos sócio-políticos e econômicos; a cultura e religiosidade entre eles.
       Foram igualmente abordados tema como Conceituação de Pré-História e definição de suas diferenças em relação à Arqueologia, seus métodos e técnicas. Como se deram as primeiras organizações humanas como bipedalismo e aumento do volume cerebral. Fizeram um estudo geral da vida, desde o Quaternário ao surgimento dos Hominídeos; sobre a evolução biológica do homem e as mudanças da cultura material nas etapas denominadas de: Paleolítico Inferior, Paleolítico Médio e Superior e, finalizando, foram discutidos os modelos de transição de sociedades caçadoras-coletoras para as produtoras de alimentos e estruturas sócio-políticas complexas.

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E no mesmo fim de semana que houve o Turismo Arqueológico (Educação Patrimonial) como última aula do Curso de Pós-graduação da II Turma, (veja abaixo), a Doutora em Evolução Humana, Sheila Mendonça ministrava para os alunos da III Turma do mesmo curso, aulas nas quais tratou de noções de Evolução Humana e sua relação com a constituição física, a diversidade e a saúde do Homo Sapiens atual, sendo dada ênfase ao eixo biologia-cultura no processo de conformação da distribuição atual da espécie na terra.
Explicou sobre a diversidade humana moderna, principalmente no que se refere aos povos ameríndios e ao esclarecimento do povoamento da América; questões adaptativas e de adaptação foram consideradas, sendo discutidos os achados mais antigos de ossos humanos em sítios arqueológicos brasileiros e também alguns aspectos da genética já descobertos sobre estes grupos.
Os alunos não só tiveram aulas com interação teatral dos mesmos, representando variadas maneiras em que podem ser encontrados esqueletos e os seus diversos significados em relação às mesmas características, mas também foram elucidados sobre diversos aspectos com o material ósseo disponibilizado para tal finalidade. Certamente informações muito interessantes e importantes.

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E na última aula para a II Turma do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor ministrado nas dependências do IAB, a disciplina foi Educação Patrimonial. Orientados pela Professora Jandira Neto com o os fortes respaldos do Professor Ondemar Dias e o Prof. Gênesis Torres (ambos profundos conhecedores da história da Baixada Fluminense), os alunos foram convidados a caminhar sobre alguns vestígios históricos do passado colonial do Rio de Janeiro na Baixada Fluminense, resultando em visitas técnicas a sítios arqueológicos e bens tombados como: 
                                      
                                    A Igreja de Santo Antônio de Jacutinga

 Vestígios da Igreja Nossa Senhora da Piedade de Iguassú;

 visita à Fazenda São Bernardino, (em cuja fachada foi deixado um pedido de socorro a tão belo patrimônio), 

ao Sitio das Palmeiras, 

ao Porto da Vila de Iguassú

 e à Estrada do Comércio.



O “turismo” objetivava:
§  Observar os indicadores e bio-indicadores arqueológicos na paisagem;
§  Perceber a importância de conhecer e entender uma Vila desaparecida por razões políticas e econômicas;
§  Observar a ação do tempo sobre prédios em ruínas, caminhos e estradas mal conservadas que os levam a desaparecer;
§  Como as visualizações de um cenário ajuda a compor a paisagem urbana pré-existente;
§  Perceber como a falta de políticas públicas de preservação e conservação do patrimônio o leva a destruição.
§  Pensar soluções para o intercâmbio permanente como fonte de divulgação dos espaços de potencial turístico e suas formas de preservação arqueológica;
§  Como capacitar o Educador Patrimonial para o exercício da defesa permanente do patrimônio material e imaterial, visando atender projetos de turismo preservacionista e dos resultados da arqueologia patrimonial atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local;
§  Capacitar profissionais em arqueologia tornando-os qualificados para contribuir com a promoção e a intensificação de uma consciência crítica sobre o patrimônio histórico e arqueológico.




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E nos dias 12 e 13 de abril de 2014 a penúltima aula de Educação Patrimonial da II Turma do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor que se realiza nas instalações do IAB...

Ministradas pela arqueóloga e psicóloga Jandira Neto, nas aulas foram utilizados métodos psicodramáticos discutindo duas questões:

1) A Educação Patrimonial é Ciência?

2) Para você, aluno, o que simboliza o mito da origem do Povo Brasileiro?

Para responder à primeira questão foram discutidos os modos de construção de uma ciência e então chegar a um consenso se, afinal, Educação Patrimonial adequa-se ou não ao seu formato.

Quanto à questão do simbolismo do mito da origem do Povo Brasileiro foi proposto ao grupo momentos de aquecimentos específicos e inespecíficos, onde eles assistiriam ao filme “Os Narradores de Javé” (regado à pipoca e café) e colocados perante a seguinte questão:

Você é um educador patrimonial e está diante da possibilidade real da construção de uma Usina Hidrelétrica, cuja consequência é o alagamento de uma cidadezinha. Como deve ser conduzido o seu trabalho naquela comunidade?


Uma visita à área da reserva técnica da instituição deu o tom, a diretriz da sequência dos trabalhos quando os alunos tiveram que escolher qual patrimônio “salvariam” do alagamento. Ao final das diversas etapas foi utilizada a técnica da retramatização, cuja ação dramática traz excelentes resultados.

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E mais um fim-de-semana, 26 e 27 de abril de 2014, com aulas do Curso de Pós-graduação da Faculdade Redentor que é ministrado nas dependências do IAB.  O Tema: Técnicas de Laboratório de Lítico.

Desta vez os alunos da III Turma foram guiados pelo Professor Ulisses Cyrino em bibliografia pertinente e nas metodologias/técnicas de análises laboratoriais de material lítico, com aulas práticas e experimentais; foram também orientados de como desenhar, descrever e interpretar um artefato lítico.


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Finalizando o II Módulo - Coleta de Dados – Pesquisa de Campo - os alunos da III Turma do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor que se realiza nas instalações do IAB, praticaram a classificação, identificação e guarda do material encontrado e aprenderam como criar um relatório com todas as especificações e conclusões exigidas pelos setores envolvidos, como o empreendedor, em caso de arqueologia de contrato e o Iphan.
As aulas foram ministradas pelo Professor  Ondemar Dias tendo como seus auxiliares os arqueólogos, Jandira Neto, Rhuam Souza e Graziela Francisco.

Em abril uma nova etapa onde serão iniciadas as práticas de laboratório, começando por análises de material lítico.

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Nos dias 15 e 16 de março de 2014 as aulas do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor realizado nas instalações do IAB, foram de Pré-história do Litoral Fluminense e Educação Patrimonial, ministradas, no sábado, pelo Professor Ondemar Dias Jr., Livre Docente de História Geral da UFRJ e presidente do IAB e, no domingo, pela Professora Maria de Lourdes A. P. Horta, doutorada em Museologia pela Universidade de Leicester, Inglaterra em 1992.
Seguem depoimentos de alguns alunos, no domingo, após a aula de Educação Patrimonial:
Márcia Labanca: “A aula do Prof. Ondemar como sempre... É maravilhoso poder compartilhar da generosidade desse professor que nos brinda com sua competência. Também adorei o formato da aula da Profª  Maria de Lourdes com exemplos práticos que poderemos levar para o nosso cotidiano”.
Juliana Valiant: “A aula foi muito produtiva, com uma base muito boa de conhecimento”.
Enéas Sá: “A Professora é muito atenciosa e o conteúdo bem fácil”.
Igor Eler: “Conteúdos essenciais para qualquer arqueólogo na atualidade”.
Luiza Helena: “A aula da Professora Maria de Lourdes foi muito proveitosa e com certeza ajudará no meu desempenho em qualquer empresa de arqueologia; também agradeço ao Prof. Ondemar Dias pelas aulas”.



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No último fim de semana dias 15 e 16 de fevereiro de 2014 foram retomadas as aulas das bases teóricas e metodológicas da pesquisa arqueológica, pela III Turma de pós-graduação em arqueologia da Faculdade Redentor, nas instalações do IAB, ministradas pelo Professor Ondemar Dias Jr.
Continuando com as práticas de campo foram desenvolvidos estudos estratigráficos, setorização e escavações, visando o salvamento do material arqueológico, bem como a elaboração de plantas e a utilização de ferramentas para definição de coordenadas geográficas dos sítios.
O professor Ondemar contou com sua equipe de apoio composta de outros arqueólogos e pós-graduando em arqueologia, sendo eles, respectivamente: Jandira Neto, Graziela Francisco, Cida Gomes e Rhuan Souza.
Especialmente no domingo antes do início das aulas foram realizadas atividades extracurriculares de aquecimento inespecífico, propostas pela arqueóloga e psicóloga Jandira Neto, como brincadeiras de roda, com o propósito de ativar as energias físicas para o melhor desempenho dos alunos em campo, o que proporcionou um clima de descontração e entusiasmo em todos.



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Nos dias 08 de 09 de fevereiro/2014, o Professor Ondemar Dias ministrou aulas de pré-história (parte do módulo de “Produção Intelectual em Arqueologia Brasileira”) para alunos da II Turma do Curso de Pós-graduação em Arqueologia da Faculdade Redentor que se realiza nas instalações do IAB.
            Iniciou com aulas sobre a caracterização do ambiente natural a partir da sua homogeneidade e heterogeneidade. Foram tratados também assuntos como a dinâmica da ocupação humana no território brasileiro, os primeiros estudos sobre a pré-história brasileira e a diferentes formas de classificação dos grupos paleoindígenas. Vastas informações sobre o Período Paleoíndio até às origens da agricultura e ainda como se desenvolveram as sociedades tribais na Amazônia e no Litoral e o impacto da chegada dos europeus nestas sociedades.

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E neste fim de semana, dias 18 e 19 de janeiro de 2014, aconteceu mais uma vez o encontro da III Turma da pós-graduação em arqueologia. Como todos sabem este curso é realizado pela Faculdade Redentor nas instalações de ensino, pesquisa e divulgação do Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB.
Nesta oportunidade uma vez mais fomos brindados pela excelente aula teórica sobre Metodologia da Pesquisa Arqueológica de Campo ministrada pelo Professor Ondemar Dias. Este módulo é a base sobre a qual os alunos aprenderão as técnicas da pesquisa arqueológicas de campo durante os próximos três meses em que receberão treinamento em um sítio escola especialmente preparado para sua aprendizagem.
Sob a coordenação do Professor Ondemar, quatro arqueólogos da equipe do IAB trabalharam como assistentes de ensino nas aulas práticas: Jandira Neto, Rhuam Carlos, Graziela Francisco e Cida Gomes.
Desde a logística de mobilização de uma equipe de campo até o momento de se iniciar uma escavação, todos receberam orientação do modo de fazer, passo a passo. Na tarde do primeiro dia fizeram o reconhecimento da área do sítio e a topografia do local. Aprenderam a usar equipamentos como bússolas, Gps e a fazer uma fotografia profissional.
A alegria maior, no entanto foi a iniciação de alguns (já que existem arqueólogos profissionais cursando essa pós graduação!) diante de seu primeiro setor a ser escavado. Para muitos, um sonho antigo!
 Apesar do sol e do vento constantes durante todo o dia, ninguém se furtou às atividades e ao final do domingo, o “precioso” material coletado foi carinhosamente tratado e acondicionado para a s etapas seguintes.
Parabéns a todos os alunos pelo investimento e empenho dedicados ao curso.
As fotos falam por si!
Jandira neto
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