quarta-feira, 4 de julho de 2012

Adeus, Betty Meggers!



Amiga Betty,

     Peguei um e-mail antigo, com o título mais do que sugestivo de "saudades". Saudades, muitas saudades e aquele sentimento triste de não ter sido tão bom quanto você mereceu durante toda a sua vida. Meu Deus! Quanto te devo! Quantos de nós neste imenso país devemos uma imensidão de coisas para você. Todos nós juntos, trabalhando todos os dias, produzindo coisas boas, aprimorando nosso método "Ford-Meggers", todos juntos, repito, não podemos devolver uma parcela ínfima do que recebemos de você ao longo de todos estes anos. Agora, em 2012, fazem 48 anos de total e absoluta camaradagem, onde, sem dúvida, todos nós juntos, do Brasil inteiro, "irmãos" ou "não irmãos", e até aquela meia duzia de desafetos imbecis, ou recalcados, recebemos sempre teu apoio, teu carinho, tua atenção.
     Você partiu. Ficamos mais pobres. Levas contigo muito de mim e espero que tenha sobrado alguma cosia boa, no que você deixou. Tua imagem, teu exemplo, tua memória permanecerá nos guiando, orientando e fazendo com que - apesar da nossa pequena competência - procuremos te imitar. De minha parte te prometo, aqui e agora que mesmo velho, já sem o vigor do passado, tentarei completar os trabalhos que deixei em aberto.
     Sempre defendi nosso método e agora, mais do que nunca, continuarei lutando para que todos entendam a sua grandeza e utilidade. É pouco, eu sei, mas é o que posso continuar fazendo.
Vai amiga, mestra, orientadora, siga teu caminho em direção à luz e com certeza nos encontraremos um dia. Neste dia feliz, com Cliff, Calderón, Russins, Pedro Mentz, Dauguerty e tantos outros poderemos talvez nos reunir, trocar idéias, rir das piadas do Pedro e escutar o Cliff dizer "Caluda! Bedi vai falar!"....
     Mas você continua falando dentro do meu coração...
     Adeus. Até um dia. Muito, muito obrigado por me fazer um bom pesquisador, sem modéstia. Quase tudo que sou devo a você.
    Tua luz se apaga para nós, mas com certeza brilhará ainda mais no espaço infinito, junto com outras estrelas no firmamento do nosso Novo Mundo. Certamente a partir de hoje, uma nova estrela brilha sobre a amazônia.
Vai com Deus amiga.
Saudades. Muitas saudades.....

Ondemar e Jandira, que muito te amamos e equipes do IAB
04/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário