quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

IAB REALIZA AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO

 

Ação Sócio-educativa com trabalhadores da empreiteira

Na manhã deste sábado (29/01),  antes de serem iníciadas as atividades de abertura de solo e de monitoramento arqueologico,  funcionários da empresa ENGESET diretamente envolvidos no trabalho de participaram de uma ação de Educação Patrimonial no local onde será realizada a obra de construção de galeria subterrânea de interligação óptica da Algar Telecom.

Nesta ocasião assistiram a palestra interativa ministrada por especialistas do IAB com o tema “Arqueologia e Patrimônio Cultural” e participaram da oficina “Peneiras de Ciências”, onde puderam ver e tocar materiais arqueológicos do acervo IAB destinados para este fim.

Assim, tiveram oportunidade de observar detalhes do que poderiam  vir a encontrar durante o trabalho já que toda a atividade de campo será monitorada por arqueólogos e técnicos que promoverão o resgate dos artefatos porventura encontrados.

Ao final desta ação os participantes receberam material informativo como: Folders e livretos com dados sobre o tema abordado e se mostraram bastante interessados no assunto.

 clip_image004clip_image002

 

 

 

 

 

 

 

Funcionários assistem à palestra e observam o material arqueológico resgatado em pesquisa anteriores.

 clip_image008clip_image006

 

 

 

 

 

 

 

O interesse dos trabalhadores pelas peças foi grande e todos receberam material informativo da equipe do IAB.

Ação Sócio-educativa – feita grande distribuição de prospectos sobre aqueologia para público circulante no centro da cidade. 

A Educação Patrimonial de um Programa de de Arqueologia  tem como objetivo principal levar o conhecimento sobre as decobertas deste à população.

A finalidade desta é sensibilizar pessoas para a valorização e preservação do Patrimônio Cultural acreditando na premissa de que é necessário  “Conhecer para preservar”.

Nesta proposta do IAB a pesquisa arqueológica visa resgatar sistematicamente o nosso patrimônio cultural material, que se encontra nos mais variados locais e muitas vezes, sem que se possa imaginar, sob nossos pés.

Neste sentido, o centro do Rio de Janeiro é um imenso sítio arqueológico, pois com suas mudanças através dos séculos, fragmentos do passado ficaram soterrados sob nossos pés, portanto toda e qualquer obra com interferência no solo desta região deve ser acompanhada por profissionais de Arqueologia, conforme previsto em Lei Municipal do Decreto 22.873 / 2003.

Com um público alvo diferenciado, já que a obra se localiza numa área comercial, a equipe de Educação Patrimonial do IAB optou por promover uma ampla distribuição de prospectos com textos informativos sobre os sítios arqueológicos já pesquisados localizados no centro do Rio de Janeiro.

A este material estamos acrescentando diariamente informações complementares sobre o andamento da pesquisa aqui no blog.

Ao todo serão distribuídos 24 mil prospectos em pontos estratégicos como: Central do Brasil, Estações do Metrô Carioca e Uruguaiana, Centros Culturais.

Na segunda e terça  feiras  foram distribuídos 12 mil unidades na Central do Brasil e na estação Metrô Carioca. Várias pessoas já acessaram o blog em menos de 24 horas, o que deve ser considerado um sucesso pela nossa equipe.

 clip_image010clip_image012

 

 

 

 

 

 

Equipe de Educação Patrimonial distribui folders informativos sobre arqueologia na Central do Brasil.

clip_image014clip_image016

Abaixo, di

 

 

 

Distribuição de folders na estação Carioca do Metrô Rio.

clip_image018clip_image020

Nenhum comentário:

Postar um comentário