sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO SITIO ALDEIA DA ESTRADA DAS ESCRAVAS II – Bairro do Amapá em Duque de Caxias (RJ).

 

No dia 10 de janeiro de 2011 a equipe de Educação Patrimonial do IAB esteve no sitio Aldeia Estrada das Escravas ll no Bairro Amapá, em Duque de Caxias.

Seu objetivo,  implementar atividades sócio-educativas com os auxiliares de campo que compõem a equipe de resgate arqueológico daquele sitio.

Este sitio, faz parte da sequencia dos 22 sitios arqueologicos do Programa de Arqueologia e Educação patrimonial do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, resgatados em 2010.

Na nova campanha de Resgate deste sitio, todos os 15 participantes aprenderam mais um pouco sobre arqueologia, patrimônio e educação patrimonial em palestras participativas e discussões conceituais.

A atividade também contou com a dinâmica “Peneira de Ciências” onde todos puderam manusear vários artefatos arqueológicos resgatados do local na etapa anterior da pesquisa.

A ideia deste tipo de ação é  sensibilizar pessoas para que valorizem  os trabalhos de arqueologia e sua importância na região, conforme dito nos relatos durante o  compartilhamento da experiencia. Onde antes se  auto-denominavam  simples “cavadores de buracos”, sensibilizados então com o novo conhecimento adiquirido, descobrem na verdade não serem mais simples “cavadores de buracos”, mais sim, exercerem  sua verdadeira função de   auxiliares de campo em arqueologia, ou seja, atores sociais no processo de resgate cultural do lugar onde moram.

A equipe de Educação Patrimonial de Campo foi coordenada por Antonio Carlos Souza.

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário